Deu briga: o que fazer (e o que não fazer)?

Saiba como agir quando o seu cachorro se envolve em uma briga.

Conteúdo original publicado no site DogHero

Como perceber que há algo errado?

Cachorros não começam a brigar do nada, eles vão apresentar alguns sinais de que algo está errado ou de que estão incomodados com a presença de outro animal. Antes de brigar cães rosnam e latem uns para os outros, ficam com o pelo eriçado, olham fixamente para o outro cachorro e, algumas vezes, se isolam e reagem negativamente quando outro cachorro se aproxima.

Se você observar esses comportamentos, fique atento e tente acalmá-los ou separá-los o mais rápido possível. Caso a briga venha a acontecer, saiba como agir:

Saiba como agir quando o seu cachorro se envolve em uma briga.
Saiba como agir quando o seu cachorro se envolve em uma briga.

O que você DEVE fazer:

1. Jogar água nos cães
O impacto da água no corpo dos cachorros fará com que eles “se assustem”, se sintam incomodados e se afastem um do outro.

2. Fazer barulho
Use um apito, assobie, bata palmas, utilize objetos que façam barulhos altos perto deles. Isso faz com que os cães se assustem por terem uma audição mais sensível e dispersem.

3. Criar uma barreira entre eles
Tente separá-los fisicamente colocando um objeto entre eles formando uma barreira. Utilize lixeira, vassoura, balde ou qualquer outro objeto que consiga criar um espaço entre eles sem machucá-los.

4. Puxar o rabo do cachorro e erguer as patas traseiras
Alguns cachorros podem morder e não soltar mais. Se isso acontecer, segure o rabo, erga o corpo dele pelas patas traseiras e afaste-o fazendo movimentos circulares. Isso o deixará numa posição desconfortável, dificultará a respiração e fará com que ele se concentre em não cair em vez de continuar mordendo o outro cão.

Assim que você conseguir separá-los e acalmá-los, verifique se os cachorros precisam de atendimento veterinário por causa de mordidas, ferimentos e pancadas.

O que NÃO fazer:

1. Desesperar-se e gritar
Nestes momentos é difícil não se desesperar, mas você precisará manter a calma. O foco é resolver a situação. Além disso, gritar fará com que os cães fiquem ainda mais agitados.

2. Deixar que outros cães se aproximem
Quando dois cachorros estão brigando fora de casa, outros cães entrarão na briga e em questão de segundos você terá, além de uma briga generalizada, vários cachorros para separar, o que tornará tudo mais difícil.

3. Esperar que os cães parem sozinhos de brigar
Não espere por esse momento, pois eles não irão parar sozinhos. Quanto mais tempo passarem se atacando, eles ficarão mais feridos.

4. Entrar no meio da briga

Tentar separá-los colocando a mão no meio ou tentando tirar apenas um deles só fará com que você também se machuque. Por menores que os cães sejam, ou mesmo que sejam seus, naquele momento eles estão agressivos e não saberão distinguir você do outro cachorro.

5. Usar de violência para separar a briga
Chutar ou bater nos cachorros não irá ajudar, além de machucá-los mais ainda e incitar, cada vez mais, a agressividade.

Para saber mais sobre o assunto, como evitar brigas por exemplo, acesse o conteúdo completo publicado por Thays França do DogHero através desse link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *